Atividades

Psicodiagnóstico

Procedimento cujo objetivo é ter uma descrição e compreensão detalhada da personalidade do paciente para que sejam formuladas recomendações terapêuticas adequadas a sua situação. Após, os dados são apresentados ao paciente e/ou para o profissional que solicitou, conforme o código de ética.

Psicoterapia

Aplicações de técnicas psicológicas tendo em vista reestabelecer o equilíbrio pessoal. O processo psicoterápico baseia-se no vínculo construído entre terapeuta e paciente, no qual este pode expressar livremente seus conflitos. Na relação inter-humana assim criada, o sujeito aprende a modificar suas dificuldades em relação a si e ao mundo exterior e a ajustar-se melhor à realidade. Portanto, a psicoterapia visa o desbrochar da personalidade e uma melhor integração social do sujeito.

Psicodrama

Metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais e grupais. Atende as demandas advindas de um indivíduo ou grupo no campo social, educacional, organizacional, ou clínico, visando o desenvolvimento do homem por meio da liberação da espontaneidade criativa.

Ludoterapia

Denominação dada a psicoterapia realizada com crianças. O terapeuta propicia condições favoráveis à criança para expressar seu mundo interno de forma lúdica, pois é através de jogos, brincadeiras e histórias que as crianças procuram assimilar, entender e transformar o mundo.

Orientação Vocacional

Visa esclarecer e informar o sujeito sobre as suas potencialidades que podem determinar a escolha de uma futura carreira ou profissão, levando em conta seus interesses, habilidades, e dinâmica de personalidade. Soma-se neste processo, a discussão sobre as transformações que surgem na realidade sócio-cultural onde está inserido o mundo do trabalho.

Orientação aos Pais

Atendimento focado na relação pais e filhos, no conjunto de condutas que favorecem ou dificultam esta comunicação. A proposta terapêutica é promover o desenvolvimento do papel de pais e a descoberta de respostas criativas diante dos conflitos do cotidiano.

Supervisão em Prática Clínica

Tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências psicoterápicas do profissional iniciante. Abrange aspectos teóricos e técnicos, exercita a reflexão e vivência do papel de psicoterapeuta. Por meio da troca e orientação adequada, ancorados pela ética e sigilo profissional, é possível o acompanhamento de processos terapêuticos pelo profissional mais experiente.

Psicoterapia de Casal

Indicada quando o casal está enfrentado problemas em sua relação afetiva ou dificuldades de ordem sexual. Os membros do casal são atendidos juntos, é uma forma de cuidar do vínculo, uma via para o casal compreender suas dificuldades e encaminhar alternativas para trabalhar a crise. Em termos gerais, entende-se como casal a união de duas pessoas, e os elementos que constituem o eixo no vínculo de casal são a sexualidade, o afeto e projeto comum, respeitando-se a diversidade de tipos de casamento na atualidade.

O objetivo da terapia é a promoção da saúde emocional dos membros do casal, e não a manutenção ou ruptura do casamento. Visa em primeiro lugar (re) estabelecer a comunicação entre os cônjuges, considerando-se que a dificuldade é sempre do par, pois as relações são complementares.

O papel do psicoterapeuta é de facilitador da comunicação entre os parceiros, para que ambos possam identificar os pontos de conflito, os objetivos comuns, negociar e equilibrar as diferenças individuais e determinar as mudanças desejáveis na relação.

Cursos, Vivências, Palestras e Grupos de Estudo.

Atividades estruturadas nestas modalidades, podem ser solicitadas por setores da comunidade e instituições de ensino da região, conforme interesse e necessidade.
Márcia Maglia Dias - Psicóloga e Psicodramatista - CRP 07/03146
Rua Anchieta 2138 sala 404 - Edifício Diplomata - Pelotas/RS - 55 53 9981 0861
contato@marciamagliadias.com